A L E I X O

Poderemos fazer algo pelo Bairro do Aleixo?    http://aleixo.taf.net/  -  bairrodoaleixo@gmail.com
Blog complementar de A Baixa do Porto - http://porto.taf.net/

Terça-feira, Maio 10, 2005

Cristina Santos : Escolas no Centro do Bairro


Uma escola, uma instituição, um ATL, um infantário, no meio de um ambiente como o do Bairro do Aleixo, pode cumprir os seus propósitos de forma independente?

Imaginemos que num condomínio fechado, criávamos uma escola para os residentes, esta escola não passaria a estar sujeita à influência directa dos moradores, não seria uma escola diferenciada, sujeita ao controle diário das condicionantes em torno?

Os moradores dos Bairros Sociais beneficiam na maioria de Escolas integradas, de instituições e Atl, localizados, isto porque se tentou de alguma forma proporcionar um serviço educativo, que se não existisse no Bairro não seria procurado pelas famílias, mesmo que frequentar a escola seja obrigatório.
O que aconteceu é que as Instituições se moldaram às condicionantes, os Bairros concentram um poder atípico, que nem as sociedades mais avançadas conseguem romper.

Uma escola num centro de um Bairro presta serviços mínimos, tem um ensino completamente diferente em termos sociais que o resto das escolas da Cidade.
Recordo alguns casos em que alunos do ensino básico, perpetuavam ameaças aos professores, que eram asseguradas pelos pais dessas crianças, qualquer chamada de atenção aos meninos na Escola era entendida pelos pais como uma afronta, essa afronta era em geral vencida pela violência e coação directa aos leccionadores e técnicos.

Num Bairro as normas são diferentes, as escolas leccionam de forma descoincidente e nem sequer podem contar com a segurança que qualquer estabelecimento de ensino carece, as famílias empenhadas na educação dos seus educandos sofrem as consequências , por estarem em minoria.

Portanto como primeira medida de tentativa de socialização dos habitantes, que nem sempre são vítimas da sociedade, proponho que o ensino básico seja deslocalizado para outras Escolas publicas nas imediações, esta seria a primeira forma educacional que proporcionávamos aos futuros jovens.

Não me atrevo a sugerir a deslocalização do ensino pré-escolar, pois pressuponho que não seria encarado como necessário pela maioria dos residentes, mas quanto ao ensino Básico penso que essa medida é urgente e seria o primeiro passo no ensino de regras aos mais pequenos.

Não ponho aqui em causa a qualidade dos professores das escolas dos Bairros da Cidade, mas há que ser realista e ver que a sua atitude ou tentativa de ensinar regras sociais, neste caso não tem qualquer força.


Cristina Santos

0 Comments:

Post a Comment

<< Home