A L E I X O

Poderemos fazer algo pelo Bairro do Aleixo?    http://aleixo.taf.net/  -  bairrodoaleixo@gmail.com
Blog complementar de A Baixa do Porto - http://porto.taf.net/

Segunda-feira, Maio 09, 2005

Porquê intervir

Esta vontade de intervir num problema concreto e difícil resulta quer de ter percebido que os blogues podem ser uma ferramenta de trabalho em rede particularmente eficiente na mobilização de pessoas muito diferentes quer da convicção de que se pode utilizar essa capacidade de trabalho em rede de forma útil para a comunidade na resolução de problemas que ninguém quer assumir.
Conheço bem os limites do voluntarismo, mas reconheço também a enorme energia que existe em muitos para participar em alguma coisa de concreto que permita o exercício da cidadania para além da opinião, evitando cair num diletantismo que, embora legítimo e saboroso, poderia ser um dos nomes da blogosfera nacional.
A capacidade de mobilizar essa energia é o meu desafio. A possibilidade de se estudar e propôr caminhos de solução para um problema da dimensão do Aleixo é a razão para os que estiverem disponíveis se envolverem neste assunto.
Ao fim do dia de hoje proporei as regras, os métodos de trabalho e as metas para este esforço. Não tenho ilusões sobre a dimensão desta nossa pretensão. Mas acho que os resultados de um processo de trabalho em rede podem, mais uma vez, surpreender todos. Tenho muitos anos de experiência profissional em projectos que demoram sempre muito a serem concretizados, o que implica sempre uma persistência grande. Mas também já sei que não há outra forma de resolver problemas complexos como este.
Eu acredito que se consegue. E vou fazer para que outros acreditem, o primeiro passo para que uma ou mais soluções exequíveis apareçam.

1 Comments:

At 4:42 PM, Nuno Amaral said...

Força com isso. já aderi, pujantemente.

 

Post a Comment

<< Home